Ginecológico – Câncer do Aparelho Reprodutor da Mulher.
O câncer ginecológico é definido como toda neoplasia maligna que se inicia nos órgãos reprodutivos da mulher
Tipos de câncer ginecológico
- Colo de útero
- Uterino – corpo de útero: câncer de endométrio
- Neoplasia de ovário
- Câncer de vulva
- Câncer de vagina
Embora existam outros tipos mais raros de tumores, estes são cinco os tipos principais tipos.O câncer de tromba de Falópio, ou tuba uterina, é uma neoplasia rara, porém com características e classificação própria.Os orgãos femininos se localizam na pelve da mulher. Mesmo assim, cada tumor tem uma característica diferente e um tratamento peculiar.
Da mesma forma, os tratamentos e estratégias de prevenção são individualizados. Sem dúvida alguma, o risco de desenvolvimento do câncer ginecológico aumenta com a idade. Por outro lado, o diagnóstico e tratamento precoce aumentam as chances de cura.
Sinais e Sintomas
Alguns tumores malignos ginecológicos estão relacionados também aos hábitos de vida da mulher. Fatores como início da idade sexual, amamentação, tabagismo estão frequentemente associados ao câncer ginecológico.
Sintomas como sangramento vaginal, coceira e dor abdominal podem sobretudo serem sinais de alerta. Porém, alguns tumores são silenciosos e não são percebidos pela mulher.
Sendo assim, exames de rotina como ultrasom pélvico e transvaginal bem como o papanicolau são exames mínimos necessários.
Portanto, quando ocorre a suspeita do câncer ginecológico, exames de imagem como tomografia computadorizada e ressonância podem ser necessários. Sempre que possível, o médico pode fazer ou solicitar biópsia e coleta de material.
Marcadores tumorais são exames para ajudar não só no diagnóstico, mas também no estadiamento da doença. O estadiamento nada mais é que o grau de evolução da doença.
Certamente, exame físico e de imagens associados com exames laboratoriais, ajudam o médico oncologista no diagnótico e programação de tratamento.
Conclusões
Sem dúvida alguma, o sucesso do tratamento está relacionado à fatores ligados ao paciente, ao estadiamento da doença bem como ao local e equipe responsáveis por este apoio.
Os tumores ginecológico tem tratamento complexo e variável.
Porém, uma consulta médica de segunda opinião no momento do tratamento ou até em casos recidiva ou recaída, o paciente pode ter outro parecer. Mas nada mais importante que todo o apoio psicológico e social para todas pacientes, para superarem este desafio
© Copyright – Universo Oncologia | www.universooncologia.com.br | Todos os Direitos Autorais Reservados.
Autor Médico: Cleuber Barbosa de Oliveira – CRM 36865-MG | RQE Nº: 23713 Cancerologia / Cancerologia Cirúrgica | RQE Nº: 23712 – Cirurgia Geral
Conheça nosso Canal do Youtube @universooncologia – Clique Aqui, Inscreva-se!