fbpx

Ânus – Tumores do Canal Anal


O câncer de ânus é também chamado de tumor do canal anal. Esta neoplasia acomete principalmente as bordas externas da região anal. Devido à sua gravidade, deve ser tratada por médicos oncologistas especialistas nesta doença.

Sendo assim, esta neoplasia maligna tem o carcinoma epidermoide, que corresponde por 85% dos casos. Isto é, o restante são outros tipos de tumores menos comuns. O câncer de ânus um tipo raro. Mas merece muita atenção. Esta doença deve ser vista por um especialista. Uma segunda opinião médica em oncologia também pode ser importante.

Fatores de risco de câncer de ânus:

  • Uma das principais causas do câncer anal é o HPV (papiloma vírus humano). Este vírus em que a transmissão ocorre nas relações sexuais. Muitas vezes, mesmo com o uso de preservativos. O HIV também aumenta as chances do câncer de ânus.
  • A prática do sexo anal é certamente um fator de risco.
  • Infecções sexualmente transmissíveis como a gonorréia, herpes e clamídia certamente aumentam o risco.
  • Fístula anal crônica. De fato, este tipo de caminho anormal do canal anal e a borda do ânus favorece o câncer.
  • Existem exames para o diagnóstico do câncer de canal anal. Anuscopia é o principal deles.
  • Sem dúvida alguma, fumar aumenta o risco deste câncer.
  • No entanto, transplantados de coração e rim tem o risco aumentado.
  • Falta de higiene e irritação crônica na região certamente aumentam o risco.
  • Alguns fatores ligados ao paciente podem interferir no prognóstico. Ou seja, a doença pode ser mais agressiva em alguns pacientes.

Sinais e Sintomas do tumor de canal anal:

Tumores do canal anal são facilmente diagnosticados. Para isto, basta o paciente dar atenção a alguns sinais.

  • Sangramento nas fezes é sem dúvida alguma, um sinal de alerta. Este é o sinal mais comum.
  • Alterações no hábito intestinal. Fezes mais finas e dor na evacuação são importante sinais.
  • Coceira, ardor e secreções incomuns são sinais de alerta.
  • Incontinência fecal ( falta de controle na saída das fezes).

Detectar precocemente o câncer de canal anal:

Certamente detectar precocemente o câncer, é a melhor forma de se conseguir a cura. Sendo assim o diagnóstico correto é muito importante para o tratamento.

Esta detecção pode certamente ser feita de muitas formas. Com o paciente contando seus sintomas, bem como exames clínicos, laboratoriais e também radiológicos. Sendo assim, se o paciente procurar auxílio rápido, com certeza suas chances de cura aumentam.

Sinais de alarme para procurar um médico:

  • Tumoração ou úlcera no ânus
  • Sangramento anal, principalmente ao evacuar.
  • Perda do controle intestinal, notadamente segurar as fezes.

Diagnóstico do câncer de canal anal

O diagnóstico do tumor de canal anal, ou câncer de ânus pode ser feito de muitas formas,.mas basicamente podemos enumerar:

  • Toque retal:para assim o médico avaliar o tamanho do tumor e invasão de estruturas.
  • Anuscopia: este é um exame onde é inserido um tubo transparente na parte inferior do reto. Este tubo tem iluminação e ajuda no exame.
  • Colonoscopia: exame endoscópico para avaliar todo o intestino e também o ânus.
  • Ultra-som transretal: exame indicado sobretudo para avaliar os tecidos atingidos pelo tumor.
  • Ressonância Magnética de Pelve: como o exame anterior, ajuda a definir tecidos e órgãos atingidos pelo tumor.
  • Biópsia: retirada de material para análise e diagnóstico.

Estadiamento e prognóstico, chances de cura do câncer de ânus.

O estadiamento de uma doença é avaliação da evolução da doença. Assim, este estadiamento é feito com exames clínicos e radiológicos.

Sem dúvida alguma, um dado importante nos pacientes com câncer de ânus é a presença ou não de linfonodos. Estes linfonodos são acima de tudo, mais comuns na região da virilha. O retroperitônio, uma porção profunda no abdome. Nele também pode haver linfonodos doentes.

Tratamento para os pacientes com câncer de ânus.

O tratamento do câncer de ânus é feito de acordo com o estadiamento. Porém, é a combinação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Cirurgia, conheça os tratamentos.

  • Ressecção local: em primeiro lugar, este é o tratamento ideal para os tumores pequenos. Neste procedimento o cirurgião retira uma parte doente e também de tecido normal. Esta última, é chamada de margem de segurança. Este tratamento tem a vantagem de se preservar a musculatura da região.
  • Ressecção abdominoperineal: também chamada de cirurgia de Miles, esta cirurgia consiste na retirada do reto, e parte do cólon através de uma incisão realizada no abdome. Da mesma forma, com esta cirurgia, o paciente passa a evacuar em uma bolsa coletora.
  • A região anal é assim removida, e o local é fechado definitivamente. Acima de tudo, nesta cirurgia os gânglios linfáticos da região também fazem parte da ressecção. Este procedimento é usado apenas em casos onde ainda existe câncer, mesmo após o tratamento com radioterapia e quimioterapia

Radioterapia no câncer de ânus

Acima de tudo, a radioterapia é um dos principais tratamentos contra o câncer de ânus. Nesta modalidade, o uso de raios-x de alta energia bem como outros tipos de radiação são essenciais para matar as células malignas e também impedir o seu crescimento.

Existem portanto, dois tipos de tratamento radioterápico.

  • Radioterapia externa: este tratamento é feito com o uso de uma máquina fora do corpo. Com ela os raios são enviados para o local do tumor ou perto dele.
  • Radioterapia interna: nesta modalidade são usadas agulhas, sementes, fios ou cateteres perto ou dentro do tumor.

Tanto a radioterapia interna quanto a externa, são usadas no tratamento do câncer de canal anal. Embora, cada tratamento depende do estágio de evolução.

Quimioterapia

A quimioterapia é um dos principais tratamentos contra o câncer de canal anal. Sobretudo, estas drogas tem como finalidade interromper este crescimento tumoral. O mecanismo é a morte celular ou impedindo a divisão destas células malignas.

Igualmente, a quimioterapia pode ser via oral, injetada na veia ou até aplicada no músculo. Atualmente o esquema de tratamento mais usado é a terapia Nigro.

Assim também, este regime de tratamento associa a quimioterapia com a radioterapia. Os regimes usados fazem associação entre duas drogas e radioterapia. As drogas usadas geralmente são fluoracil, MMC, capecitabine, cisplatina.

Recidiva ou recaída do câncer de ânus

Eventualmente, nos casos de recidiva da doença, novos esquema de terapia estão em estudos. Regimes de quimio radiação usando paclitaxel têm mostrado benefícios a estes pacientes.

Certamente, as metástases encontram-se em linfonodos retroperitoneais, pulmão e fígado. Portanto, alguns regimes de tratamento são também adaptados a cada paciente.

Imunoterapia no câncer de ânus

Sem dúvida, a imunoterapia também tem seu papel no tratamento do câncer de ânus. O uso da imunoterapia é feito principalmente nos casos de recidiva ou recaída. Estudo em andamento, com regime das drogas nivolumab e ipilimumab mostram-se sem dúvida, promissores no tratamento do câncer de ânus metastático.

Conclusões:

O câncer de ânus é uma doença grave. Sem dúvida alguma, o diagnóstico do câncer de canal anal deve ser preciso e o tratamento precisa ser rápido. Portanto, nada substitui a avaliação médica presencial, porém uma segunda opinião de tratamento médico pode ser feita por telemedicina. Ou seja, a consulta online deve ser segura e transparente.

Em suma, alguns sites podem ser referência para mais informações como o INCa – Instituto Nacional do Câncer e também o NCI – Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.


© Copyright – Universo Oncologia | www.universooncologia.com.br | Todos os Direitos Autorais Reservados.

Autor Médico: Cleuber Barbosa de Oliveira – CRM 36865-MG | RQE Nº: 23713 Cancerologia / Cancerologia Cirúrgica | RQE Nº: 23712 – Cirurgia Geral

Conheça nosso Canal do Youtube @universooncologia – Clique Aqui, Inscreva-se!

(Total de Vizualizações 171 , 1 visto hoje)

Você pode se interessar por

Responder
WhatsApp
Olá 👋 Gostaria de Agendar uma Consulta On-line ou Presencial?